6 dicas para conservar um buque de rosas
Ganhar um buquê de rosas é algo que deixa o presenteado muito feliz! E por ser um presente tão especial, logo vem a vontade de conservá-lo pelo maior tempo possível. Para te ajudar nessa missão, separamos 6 dicas para conservar um buquê de rosas. Vem conferir com a gente!
Fazendo seu buquê durar mais tempo
Pode até parecer um desafio, mas conservar as rosas é mais fácil do que se imagina! Alguns cuidados básicos ajudam a mantê-las saudáveis e bonitas por até 2 semanas. Mas se você não quiser se desfazer do presente depois disso, deixamos no final deste artigo uma dica extra sobre como desidratar as pétalas para guardá-las. Vamos lá?
1 - Deixe as rosas respirarem
Ao receber o buquê, retire-o da embalagem. Todos os itens usados nela - papéis, fitas e outros enfeites - acabam atrapalhando a respiração das rosas.
2 - Atenção ao recipiente e à água
Não se esqueça de também verificar o recipiente e a água em que vai mergulhar o seu buquê: eles devem estar bem limpos! Prefira vasos ou jarras de vidro ou de acrílico, pois são transparentes e facilitam o monitoramento da qualidade da água e a identificação do momento de trocá-la.
3 - Cuide do caule e dos espinhos
Você não leu errado! É preciso, sim, cuidar do caule e dos espinhos das rosas! Com uma tesoura, de preferência de jardinagem, faça pequenos cortes na diagonal, começando a aproximadamente 2cm da base do caule. Para que a técnica seja mais efetiva, realize-a sob água corrente, fazendo um corte de cada vez. Isso garante que o ar não entre nos caules. Repita esse processo diariamente.
Além disso, não remova os espinhos! Eles ajudam no tempo de vida das rosas e removê-los pode acelerar o processo de degradação da flor. Ao contrário, as folhas que ficam embaixo da água do recipiente devem ser retiradas.
4 - Conservação e limpeza
As rosas, assim como outras flores, são bastante sensíveis a micro-organismos que se desenvolvem na água parada. Por isso, faça trocas de água com frequência, dando preferência para água gelada e sempre limpa.
Para ajudar a evitar o surgimento de fungos e bactérias, misture meia colher (de café) de água sanitária a cada litro de água. Vale também usar conservantes, que podem ser comprados em floriculturas.
5 - Fique atento ao ambiente
Rosas são flores muito delicadas e tanto umidade em excesso quanto sol intenso podem danificar as pétalas. Dê preferência a locais bem iluminados, mas onde não haja exposição direta ao sol, para que as pétalas não desbotem. Cuide também para que esse local seja bem arejado e longe do ventilador e do ar condicionado, para que as pétalas não desidratem.
E lembre-se: muita umidade no ambiente aumenta a probabilidade do surgimento de mofo, que pode ser fatal para as rosas.
6 - Outros cuidados
Faça a troca de água a cada dois dias, sempre retirando as folhas que ficarem submersas e as pétalas envelhecidas.
Observe a temperatura do ambiente: frio ou calor excessivos diminuirão o tempo de vida do seu buquê de rosas. Troque o local sempre que for preciso!
Agora que você já conheceu as dicas preciosas para cuidar das rosas e fazer o seu buquê durar mais, vamos à dica extra! Mesmo com todo o cuidado e atenção, vai chegar o momento em que as rosas precisarão ser descartadas ou guardadas. Para este último caso é que serve a dica a seguir!
#Dica extra: desidratando as rosas
Terminado o tempo de vida das rosas, é hora de dar a elas outro destino. Se você pretende guardar como recordação as flores do buquê recebido, aprenda a desidratá-lo em casa de forma fácil!
É possível secar as rosas em uma prensa de papel caseira. Basta colocá-las entre as páginas de um livro ou de jornais velhos, sempre cuidando para que as pétalas não fiquem dobradas. Em seguida, coloque um peso sobre o jornal ou livro e deixe lá por 15 a 30 dias. Depois disso, você já pode retirar as rosas e guardá-las, usando papel toalha para acomodá-las melhor.
Também dá para fazer a desidratação utilizando sílica gel, comprada em lojas específicas.
Viu como conservar por mais tempo suas rosas e desidratá-las para guardar como recordação é bem fácil? Que tal então escolher e comprar um buquê de rosas em BH para presentear alguém especial ou decorar a sua própria casa?
Na Floricultura O Cravo e a Rosa, temos venda de buquê de rosas em Venda Nova, além de outros buquês de flores em BH, todos montados com o carinho e a qualidade que você sempre encontra aqui!
Fazemos a entrega do seu buquê de rosas montado no bairro Jaqueline, no Juliana, no Serra Verde, no Parque São Pedro, no Minas Caixa, no Mantiqueira, em Venda Nova, no São Benedito (em Santa Luzia) e em muitos outros pontos de BH e região metropolitana.
Escolha já um buquê de flores em BH para entrega e faça o dia de alguém mais especial!